Diversidade e Inclusão na Novartis Brasil

Valorizamos o comportamento inclusivo e somos apaixonados por Diversidade e Inclusão


Na Novartis, acreditamos que as pessoas são a chave do nosso negócio. Por trás de toda a inovação e medicamentos que chegam aos pacientes, melhorando e estendendo a vida das pessoas, há colaboradores altamente qualificados. Impulsionar o potencial que já existe nessas pessoas é a nossa principal prioridade estratégica, sempre baseada em nossos Valores e Comportamentos.

Buscamos cultivar um ambiente inclusivo com foco no alto desempenho que valoriza e aproveita a diversidade, criando um local de trabalho psicologicamente seguro e respeitoso, que encoraje e considere as ideias de todos os colaboradores.

Para operar com sucesso como uma organização global, é essencial que nossos colaboradores sejam o reflexo da rica diversidade de nossos mercados. A diversidade, como fortaleza, é vital para o desenvolvimento da inovação. É esta inovação, concebida diariamente ao redor do mundo por pessoas de mais de 140 nacionalidades, que permite que consigamos atingir a nossa missão. Isso porque equipes diversas, que se sentem à vontade para se expressar, promovem mais inovação, trazendo soluções originais, que são essenciais para a saúde do mundo.

Nosso Código de Ética Global, construído em conjunto com os colaboradores, possui um capítulo dedicado à diversidade e inclusão, apresentando a equidade como um princípio compartilhado entre todos na Novartis.

Grupos de Afinidade voluntários e autônomos

Acreditamos que uma organização composta por múltiplos indivíduos com seus múltiplos mundos e vivências potencializa a capacidade de cada um. Por isso na Novartis assumimos a diversidade como uma luta institucional, como parte da transformação cultural que estamos percorrendo ao longo dos últimos anos através de um movimento de Diversidade e Inclusão robusto, que abarca diferentes lutas sociais com atuação em cinco frentes: Gerações, Culturas e Origens, PcD, LGBTI+ e Gênero. Os grupos voluntários são formados por colaboradores de diferentes áreas e empresas do grupo e com diversas personalidades:

Gerações

Respeitar as diferentes ideias a partir da representatividade e do protagonismo de pessoas de gerações distintas é uma realidade na Novartis.

Este grupo acolhe e discute os pensamentos diversos e busca contribuir para desenvolver o potencial máximo das pessoas, independente de faixa etária. Buscamos entender os indivíduos para além da sua data de nascimento e potencializar os aspectos que nos ajudem a impulsionar a inovação e colaboração dentro da companhia e também fora dela.

Desde 2016, por iniciativa da área de Talent Acquisition, somos parceiros da Cia de Talentos no Programa Jornada para o Futuro, no qual participamos ativamente do desenvolvimento de jovens Brasil afora por meio de capacitações e reflexões, inclusive sobre diversidade e autoconhecimento. Nele, também são discutidos assuntos diversos, tais como estilos de liderança, mudanças corporativas, adaptabilidade e futuro.

Trouxemos para o centro da discussão as pessoas acima dos 60 anos e temos nos aprofundado em temas relacionados ao presente e futuro dessa população. Nos debruçamos sobre questionamentos tais como: estamos nos preparando para carreiras diversas? Uma segunda ou terceira atuação pós mundo corporativo? Como as gerações mais novas se preparam e apoiam na construção desse raciocínio?

Enfim, temos a certeza que a integração entre pessoas das mais variadas idades, com suas histórias e características particulares, é vital para a construção de um ambiente de respeito, crescimento e inovação.

Culturas e Origens

Como uma empresa globalmente focada na melhoria da saúde humana, reconhecemos as disparidades que as comunidades negras enfrentam quando se trata de cuidados relacionados à saúde. Quando começamos a falar de culturas e origens, buscávamos abranger as diferentes perspectivas num país com dimensões continentais, mas percebemos muito rapidamente que o recorte de raça era emergencial. Por isso, desde 2018 criamos uma força em direção às discussões étnicas. Nesse grupo de afinidade trazemos a consciência de todo o histórico da população negra para que possamos quebrar os vieses inconscientes que nos fazem perpetuar o racismo estrutural.

Ele nos ajuda a dar voz para atuar firmemente no que diz respeito a trazer a visibilidade de pessoas negras dentro de nossos processos seletivos e de desenvolvimento, buscando corrigir as injustiças que são vivenciadas desde sempre por essa população. Também estamos trabalhando para aumentar a diversidade de pacientes em nossos programas de pesquisa e desenvolvimento clínico e continuar nossos esforços de décadas para combater doenças que afetam desproporcionalmente países de baixa e média renda e comunidades negras, como a Doença Falciforme. Entendemos o papel que temos como empresa que influencia na construção de políticas que permitem o desenvolvimento da nossa comunidade negra para equalizar as oportunidades e, por isso, estamos implementando novas métricas de contratação visando um futuro mais justo.

Pessoas com Deficiência (PcD)

Acreditamos no potencial humano acima de qualquer coisa. Entendemos que ao incluir pessoas com deficiência em nosso ambiente de trabalho impulsionamos as oportunidades para além das necessidades de adaptação. Neste grupo temos trabalhado o empoderamento e reconhecimento de cada indivíduo como único, com suas contribuições individuais abraçando cada vez mais as diferenças e diminuindo vieses. Este grupo de afinidade tem trabalhado no desenvolvimento de discussões que vão da acessibilidade do campus, atratividade de talentos no mercado, acessibilidade de ascender a cargos de alta liderança. Esta forma de atuação torna cada profissional dono de sua carreira e do seu destino e torna tudo isso um compromisso oficial da organização. As rodas de discussão aberta a todos os colaboradores têm contribuído muito no processo de conscientização de nossos colaboradores. Como resultado disso tudo, somos reconhecidos como empresa destaque nas práticas para PcDs pelo GPTW (Great Place to Work ®).

LGBTI+

Em nossa jornada de transformação cultural trabalhamos para que todos possam, cada vez mais, fazer parte de um ambiente psicologicamente seguro, promovendo debates e troca de conhecimento entre os colaboradores da comunidade LGBTI+ e aliados. Esta frente conta com mais de 80 colaboradores e é referência para escritórios de outros países na América Latina e no mundo. Entre nossas iniciativas estão a instalação dos banheiros de gênero neutro e a campanha do mês do orgulho, que acontece todos os anos, e inclui o hasteamento da bandeira do movimento em todas as localidades no Brasil. Como reconhecimento externo, somos parte de um grupo seleto de empresas que receberam do Great Place to Work ® referência de empresa destaque nas práticas de inclusão da comunidade LGBTI+.

Gênero

Igualdade de gêneros é uma das causas presentes na Novartis. A empresa assinou a Coalisão de Igualdade Salarial (UN Equal Pay International Coalition - EPIC) e globalmente pretende equilibrar o seu quadro de liderança entre homens e mulheres até 2023. No Brasil, esta meta já foi alcançada e as mulheres ocupam 51% desse espaço. Entendemos este compromisso como uma causa e assinamos o Pacto ONU Mulheres em 2019.

Nossas políticas refletem o que debatemos nos grupos de afinidade e, por isso implementamos o Parental Leave, que beneficia homens e mulheres no que diz respeito à licença quando da chegada de um novo integrante na família. Sabemos que esse é um momento único na vida dos nossos colaboradores, por isso incentivamos que as práticas de home office e trabalho flexível sejam utilizadas ao máximo. Por meio do projeto Mamãe a Bordo, capacitamos os gestores para que acolham e apoiem esse momento. Também disponibilizamos nas nossas localidades um espaço de aleitamento, onde nossas mamães podem fazer a coleta do leite ao retornar sua rotina corporativa. Como reconhecimento externo pela atuação em diversidade, a Novartis é uma das melhores empresas para mulheres trabalharem de acordo com o Great Place to Work®.

4 visualizações0 comentário